Categories
Planos de Saúde Uncategorized

Quanto é um plano de saúde para pessoas acima dos 30 anos?

Confira quanto é um plano de saúde para quem tem mais de 30 anos e faça uma boa escolha.

Ter um plano de saúde é uma garantia de atendimento médico de qualidade para qualquer situação. No entanto, a contratação de uma operadora implica em um investimento mensal que pode pesar no orçamento. Por isso, saber quanto é um plano de saúde é essencial para organizar as suas finanças e reservar uma parcela da sua receita mensal para contratar um serviço focado na sua saúde.

Entretanto, a resposta para esta pergunta nem sempre é tão simples. Existem várias operadoras em atividade no mercado, com muitas opções de planos disponíveis. Assim, os planos privados possuem grande variedade de preço, um dependente de detalhes como o local de contratação, uma cobertura do plano e a quantidade de serviços inclusos.

Apesar das variáveis, podemos estimar alguns preços de contratação para você usar como base no seu planejamento financeiro. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre os preços dos planos de saúde e como funciona o sistema de faixa etária desenvolvido pela ANS.

Confira a seguir quanto é um plano de saúde para pessoas acima dos 30 anos e entenda como o custo dos planos pode variar para esta faixa etária.

Quais são os fatores que influenciam no preço de um plano de saúde?

Quando se pergunta quanto é um plano de saúde, a resposta sempre é: depende. São muitas as variáveis ​​envolvidas na precificação dos planos, pois cada um vai incluir diferentes coberturas geográficas e serviços a serem prestados. Quanto mais serviços inclusos, maior será o preço final a ser pago pelo consumidor. Da mesma maneira, uma cobertura mais ampla irá encarecer a contratação, pois uma operadora terá que garantir o acesso aos serviços contratados em mais locais.

Outros aspectos, como o tempo de carência necessária para a utilização do plano, também podem variar o preço final do contrato. Além disso, serviços similares podem variar de acordo com a operadora e região geográfica de contratação do plano, por exemplo, um dependente da estrutura que a empresa tiver na sua cidade. Por fim, existe também uma variação de preço segundo como faixas etárias, um sistema desenvolvido pela ANS para ser utilizado de maneira padronizada por todas as operadoras. Falaremos mais sobre ele no item seguinte.

O sistema de faixas etárias da ANS

Em 1999, com o estabelecimento da Lei dos Planos de Saúde, foram determinadas 7 diferentes faixas etárias para calcular é um plano de saúde em diferentes idades. Em 2004, a ANS lançou a Resolução Normativa nº63, alterando este sistema para 10 faixas etárias e fixando novas regras para a sua aplicação. Assim, os contratos assinados após 1999 devem obedecer a estas normativas.

Com este sistema de faixas etárias, um mesmo plano vai sofrendo reajustes de preço sempre que os beneficiários cruzam de uma faixa para a outra. Da mesma forma, como faixas influenciam o valor da contratação do plano: uma pessoa de 30 anos irá pagar um preço diferente do que uma pessoa de 50 anos pelo mesmo serviço. As faixas de idade em vigência são atualmente:

  • 0 a 18 anos
  • 19 a 23 anos
  • 24 a 28 anos
  • 29 a 33 anos
  • 34 a 38 anos
  • 39 a 43 anos
  • 44 a 48 anos
  • 49 a 53 anos
  • 54 a 58 anos
  • 59 anos ou mais

Este sistema se baseia no fato de que, conforme a idade avançada, é normal necessitar gradativamente mais de atendimento médico e consultas para manter a saúde. Assim, para manter o valor acessível e justo, o preço de um plano para uma criança ou jovem é bem inferior ao preço de um plano para um idoso.

No entanto, este aumento de custo não pode ser abusivo. O valor corrigido para a última faixa etária (59 anos ou mais) não pode ser superior a seis vezes o valor da primeira faixa (0 a 18), e a variação acumulada entre a sétima e a décima faixa não pode ser superior à variação acumulada entre a primeira e a sétima faixas. Assim, um plano para pessoas acima dos 30 anos pode variar muito entre uma pessoa de 32 anos e uma de 47, por exemplo.

Quanto é um plano de saúde para pessoas acima dos 30 anos?

Agora, vamos aos números: afinal, quanto é um plano de saúde para pessoas acima dos 30 anos? Para um indivíduo de 30 anos, é possível encontrar planos individuais a partir de R $ 180,00 por mês, ou de R $ 80,00 para planos empresariais. Para alguém de 47 anos, os valores partem de R $ 298,00 em planos individuais e R $ 143,00 em planos empresariais. Para beneficiários de 58 anos, o preço sobre para R $ 324,00 e R $ 246,00, respectivamente. Assim, é possível perceber uma grande diferença de valores base para a contratação dos planos.

Agora que você já sabe quanto é um plano de saúde para pessoas acima dos 30 anos, que tal pesquisar uma melhor opção para sua família? Entre em contato com a nossa equipe !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *