Pós-pandemia: como cuidar da saúde mental

Em tempos como os de uma pandemia, saber como cuidar da saúde mental é fundamental.

Não há dúvidas de que a pandemia balançou a vida de todo o mundo. Ao redor do globo, milhões de pessoas sentiram os impactos da propagação do vírus, seja com a própria doença ou com a repercussão do social e econômica que ele causou. Neste contexto de instabilidade e preocupação, saber como cuidar da saúde mental é essencial para garantir o seu bem-estar.

As mudanças na rotina, o medo da contaminação e as mudanças nas relações sociais criaram uma grande onda de stress e ansiedade na população. Ao perder a estruturação dos seus dias e enfrentar um período de tantas incertezas, é natural sentir preocupação com o futuro. No entanto, esta apreensão pode sair do controle e se tornar uma aflição desmedida, levando ao desenvolvimento de quadros de vários distúrbios mentais que comprometem a saúde e a disposição no dia a dia.

Assim, o que parecia ser um simples receio pode, ao longo do tempo, se tornar um grande problema. Por isso, é fundamental estar atento à sua saúde mental, especialmente em tempos tão delicados como os que estamos passando este ano.

Pensando nisto, preparamos este artigo para ajudar você a entender as implicações que pandemia tem em relação à saúde mental da população, e conhecer os principais sintomas para reconhecer estes distúrbios. Confira a seguir algumas recomendações de como cuidar da saúde mental no pós-pandemia e saiba como cuidar da sua saúde e da sua família.

Saúde mental e a pandemia

Os impactos da pandemia na saúde mental da população são extensos e variados. Enquanto todos estavam focados em aprender a se proteger do contágio e diminuir a influência das medidas de segurança na economia, poucos perceberam os impactos que as mudanças na rotina podem ter no psicológico e buscaram entender como cuidar da saúde mental.

Vários meses após o início da pandemia, a preocupação com a saúde mental é uma das maiores consequências enfrentadas no momento. Os especialistas da área da saúde alertam que estamos entrando na quarta etapa do processo: enquanto inicialmente a preocupação era com a propagação do vírus e o aumento no número de mortes, em um segundo momento as atenções foram voltadas para a superlotação e colapso dos sistemas de saúde. Em seguida, foi o estudo do agravamento dos quadros de pacientes com doenças crônicas e das sequelas deixadas pelo vírus.

Agora, devemos nos atentar para a epidemia de distúrbios mentais. Com as alterações na rotina, a preocupação com o dinheiro e a diminuição no convívio social, mesmo pessoas que nunca apresentaram problemas estão desenvolvendo quadros de ansiedade, depressão, crises de pânico e outros distúrbios similares.

Principais sintomas de distúrbios na saúde mental

Para saber como cuidar da saúde mental, é importante também saber identificar os principais sintomas destes distúrbios. É essencial estar atento a mudanças de comportamento, como tristeza profunda, pensamentos negativos, apatia e irritabilidade. Da mesma forma, distúrbios do sono, desleixo com a aparência, desinteresse e até mesmo dores físicas podem ser sinais de um distúrbio mental em desenvolvimento.

Como cuidar da saúde mental

Existem várias recomendações de como cuidar da saúde mental, mesmo em momentos adversos como o da pandemia. Seja trabalhando de home office, desempregado ou estudando de casa, é importante estabelecer e manter uma rotina. Ter dias estruturados ajuda a manter o equilíbrio da saúde mental. Crie novos hobbys, tenha uma boa rotina de sono e se alimente de forma saudável, rica em frutas e vegetais. Reconecte-se com seu círculo social, mesmo que à distância – a tecnologia é uma grande aliada em dias de distanciamento. Por fim, cuidado com os conteúdos que você acessa. Foque em ler e assistir materiais com temáticas que façam você se sentir bem, e não em consumir informações negativas sem necessidade.

Procure ajuda profissional

Por mais que seja importante saber como cuidar da saúde mental, não hesite em buscar ajuda profissional se sentir que as coisas estão saindo do seu controle. Um especialista será capaz de ajudar você a entender o que está sentindo, conhecer os principais processos destes distúrbios e amenizar a sensação de solidão e isolamento característicos dessas doenças.

Você já sabia destas recomendações sobre como cuidar da saúde mental? Como anda sua saúde mental no pós-pandemia? Deixe sua resposta nos comentários abaixo!

Compartilhe esse post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email

Mais artigos