Categories
Planos de Saúde

Os benefícios de um plano de saúde para família

Ter um plano de saúde para família é uma excelente escolha. Descubra os benefícios.

É comum ouvirmos que a família é o nosso bem mais precioso. Assim, não é por acaso que o plano de saúde para família é um dos mais procurados no mercado: afinal, todos queremos cuidar e proteger de quem amamos, não é mesmo?

O plano de saúde para família oferece várias vantagens para os beneficiários, podendo cobrir desde consultas médicas, exames, atendimentos de urgência e cirurgias até procedimentos estéticos e internações diferenciadas, tudo a depender do plano escolhido. Estruturalmente, ele é similar ao plano individual, com a diferença no número de pessoas inclusas no contrato. Desta forma, enquanto o plano individual é um contrato feito para um indivíduo, no plano de saúde para família são estabelecidos dependentes que também serão beneficiados pelos serviços contratados.

Mas, apesar de entender que esta é uma aquisição importante para garantir a saúde e o bem-estar da sua família, muitas pessoas não ainda não sabem as reais vantagens de ter acesso a estes benefícios. Por isso, preparamos este artigo para explicar um pouco melhor o que você ganha ao contratar este tipo de serviço.

Veja a seguir os benefícios de um plano de saúde para família e garanta mais segurança e qualidade de vida para todos no seu lar.

Benefícios de um plano de saúde para família

Segurança

Infelizmente, todos estamos sujeitos a sofrer acidentes ou ser afligidos pelos mais diversos tipos de doenças. Enquanto podemos ter acesso ao atendimento gratuito oferecido pelos postos de saúde públicos, sabemos que o sistema está sobrecarregado e que existem filas enormes para a maior parte dos atendimentos e procedimentos – além, é claro, de ter que lidar com a burocracia do processo em caso de necessidade de uma cirurgia ou tratamento, por exemplo.

Por outro lado, os atendimentos particulares costumam ter preços exorbitantes, ao ponto de que um acidente ou doença na família pode comprometer todo o orçamento do lar e gerar dívidas imensas para manter a saúde da pessoa querida. Assim, o plano de saúde para família é uma “rede de segurança”, que garante o atendimento e tratamento médico tanto para casos simples quanto graves por um preço acessível.

Garantia de atendimento

Para atendimento pelo SUS, é necessário passar por duas filas: uma para conseguir agendar a consulta, e outra para ser atendido. Em atendimentos particulares, por outro lado, as filas costumam ser menores, mas ainda assim não há garantia de atendimento. Afinal, os melhores médicos costumam ser bastante requisitados e ter agendas cheias. Com um plano de saúde para família, você se beneficia de uma garantia por lei que estipula um prazo máximo de espera para ser atendido por um médico especialista.

Personalização do plano de saúde para família

Ao contratar um plano de saúde para família, é possível escolher entre várias opções disponíveis para definir a que melhor atende as especificidades do seu lar. Desta forma, você pode optar por diferentes tipos de internação, tempo de carência, inclusão ou exclusão de serviços – como obstetrícia e atendimento odontológico -, e equilibrar todos estes aspectos para que o plano caiba dentro do orçamento da família.

Coberturas para cada necessidade

Outra variável que vale a pena ser mencionada são as diferentes opções de cobertura. No momento da contratação do seu plano de saúde para família, é possível optar por ampliar a abrangência do plano ou escolher uma cobertura mais local, a depender dos seus hábitos. Se você costuma viajar muito a trabalho ou sair da cidade com a sua família com frequência, pode ser interessante estudar a possibilidade de garantir o atendimento em áreas maiores, para assegurar o bem-estar de todos mesmo quando longe de casa.

Opção de portabilidade

Você tem um plano de saúde para família e está muito feliz com os benefícios contratados. No entanto, ocorreu uma situação em que vocês precisam se mudar para outra cidade, que não está inclusa no plano contratado. E agora, a família terá que passar por novos períodos de carência durante a contratação de um novo plano?

Para isto, existe uma coisa chamada portabilidade. Na maior parte dos contratos, ela já é inclusa como uma cláusula padrão, e permite que você troque de contrato de plano de saúde sem cumprir novos períodos de carência ou de cobertura parcial temporária exigíveis, uma vez que já foram cumpridos no plano de origem. Isso pode ser utilizado tanto na contratação de um novo plano pela mesma operadora ou por uma diferente, mas também deve atender a algumas regras para que seja aplicado. De qualquer forma, é uma vantagem importante para o consumidor.

Você já possui um plano de saúde para família? O que achou das vantagens de ter um serviço destes à sua disposição? Conte para nós nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *