Categories
Saúde

Passo a passo de como evitar um ataque cardíaco

Saber como evitar um ataque cardíaco ajuda a garantir a saúde e bem-estar. Saiba mais!

Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares foram a principal causa da morte de mais de 370 mil pessoas no ano passado, sendo responsáveis por mais de 30% dos óbitos do país inteiro. Entre estas doenças, uma das mais perigosas é o infarto. Por isso, é muito importante saber como evitar um ataque cardíaco.

O ataque cardíaco, uma denominação popular para o infarto do miocárdio, ocorre quando a circulação de sangue é interrompida e o coração não recebe oxigênio o suficiente para desempenhar suas funções, o que leva a uma lesão na musculatura. A depender do tempo que fica sem receber a quantidade correta de oxigênio, uma parte do órgão pode vir a morrer e parar de funcionar.

Esta obstrução no fluxo de sangue pode ocorrer por vários motivos, sendo que o principal costuma ser o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, também chamada de aterosclerose. No entanto, ninguém está imune ao infarto e existem vários fatores que já foram relacionados à sua ocorrência, como a hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, sedentarismo, hereditariedade, estresse e obesidade, entre outros.

Por isso, é importante saber como evitar um ataque cardíaco e manter hábitos saudáveis para diminuir as suas chances de sofrer um infarto.

Veja a seguir um passo a passo de como evitar um ataque cardíaco e entenda como manter a saúde em dia é essencial para garantir o seu bem-estar cardiovascular:

Como evitar um ataque cardíaco?

Passo 1: mantenha uma dieta equilibrada

Assim como para várias outras doenças, uma das melhores maneiras de como evitar um ataque cardíaco é se alimentar bem. Reduza o açúcar e cuidado com o excesso de sal na comida. De modo geral, também é uma mudança positiva incluir legumes, frutas, verduras e outros alimentos naturais no seu dia a dia. Se tiver dúvidas quanto às suas necessidades nutricionais, não hesite em ir a um médico ou nutricionista: uma boa dieta pode mudar a sua vida.

Passo 2: cuidado com o cigarro e a bebida

O cigarro potencializa a inflamação no organismo, limita a oxigenação do coração, contribui para a hipertensão e danifica as células das artérias e dos vasos do organismo. Desta forma, fumar aumenta o risco de ataque cardíaco e afeta a saúde cardiovascular como um todo. O álcool, por sua vez, não tem conexão direta com o infarto, mas o seu excesso perturba a saúde do organismo de forma geral, o que também pode levar a maiores riscos de ataque cardíaco.

Passo 3: fique de olho na gordura

A ingestão de gordura está diretamente relacionada com os índices de colesterol e triglicerídeos do sangue. Por isso, o controle da gordura dos alimentos é essencial para quem está interessado em saber como evitar um ataque cardíaco. Deixe de lado as gorduras ruins e invista nas gorduras boas, também chamadas de gorduras poli-insaturadas. Elas são as gorduras de origem vegetal, encontradas em alimentos como a castanha do Pará, o abacate, o azeite extravirgem e o chocolate meio amargo.

Passo 4: pratique exercícios e dê atenção ao peso

A prática de atividades físicas contribui para evitar infartos e doenças relacionadas, como a hipertensão e a diabetes. Da mesma forma, ajuda a controlar o peso para que fique em níveis saudáveis, uma vez que o sobrepeso e a obesidade também são fatores relacionados ao infarto porque são oriundos de acúmulo excessivo de gordura no corpo. Tente fazer pelo menos 30 minutos de exercícios 3 vezes por semana para beneficiar a sua saúde.

Passo 5: baixe seus níveis de stress

Administrar o stress é outro ponto fundamental em como evitar um ataque cardíaco. A tensão emocional, nervosismo, rotina acelerada e pressões sociais a que estamos sujeitos no cotidiano são fatores importantes e que devem ser evitados, uma vez que os estudos indicam que indivíduos submetidos a estresse constante estão mais propensos a sofrerem infarto. Reserve um horário para descansar e fazer atividades de lazer no seu dia a dia, e dê mais atenção à sua saúde mental. O seu corpo agradece.

Você já conhecia esses passos de como evitar um ataque cardíaco? Muitas pessoas não dão atenção à sua saúde cardiovascular até que seja tarde demais. O que você faz para manter a saúde em dia? Conte para a gente nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *