Categories
Dicas da Compara

A importância do exercício físico ao cuidar da saúde

A importância do exercício físico para a qualidade de vida e o bem-estar é indiscutível. Entenda o porquê.

Você conhece a importância do exercício físico para cuidar da sua saúde? Na rotina corrida do dia a dia, as atividades físicas costumam ser as primeiras tarefas a ficarem de lado quando precisamos de horas a mais na semana. Mas, você já parou para pensar no quanto o sedentarismo pode estar impactando a sua qualidade de vida? 

A prática regular de exercícios físicos traz muito mais do que benefícios estéticos para o corpo. Este tipo de atividade é responsável por proporcionar bem-estar físico e mental, contribuindo para o bom funcionamento do organismo e das funções psicológicas. 

A seguir, confira os principais benefícios das atividades físicas para o seu corpo.

Importância do exercício físico para a sua saúde

Benefícios para o sistema cardiovascular e respiratório

A prática de exercícios físicos estimula o funcionamento do coração, da circulação sanguínea e dos pulmões. Além disso, ela ajuda a trabalhar a oxigenação do sangue e previne contra o aparecimento de doenças cardíacas e problemas sérios, como o infarto. Os benefícios do exercício neste âmbito são vastos, trabalhando desde o desenvolvimento do condicionamento físico até a regulação dos processos internos do organismo. Por fim, o resultado é um coração muito mais sadio e um sistema respiratório vigoroso.

Prevenção do desenvolvimento de doenças

Além de auxiliar no controle do peso, as atividades físicas também ajudam a regular os níveis de colesterol – ambos bastante relacionados a diversos problemas de saúde mais sérios. Por conta disso, são capazes de prevenir e combater até mesmo doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão.

Por conta de seus benefícios no organismo, a prática regular de exercícios físicos também pode ajudar na prevenção das mais diversas patologias, sendo um agente importante de precaução contra AVCs e até mesmo alguns tipos de câncer.

Aumento da força e da resistência do corpo

É evidente a importância do exercício físico para o aumento da força. Mais do que tonificar e deixar o corpo mais bonito, as atividades físicas fortalecem os ossos e músculos, protegendo as articulações.

Isso significa que você estará preparado para qualquer desafio do dia a dia, diminuindo o risco de lesões em atividades rotineiras e estando em ótimo condicionamento com o aumento da massa muscular e preparo físico.

Qualidade do sono e efeitos psicológicos

As atividades físicas também são capazes de melhorar a qualidade do sono, aumentando a sensação de bem-estar e a produtividade. Além disso, é comprovada a importância do exercício físico para o cérebro, sendo que este é um dos maiores aliados no combate à depressão e ansiedade. As atividades controlam os níveis de hormônios, regulam o humor e diminuem o estresse, sendo até mesmo relevantes para melhorar as funções cognitivas e a memória. Assim, são muito notáveis em prevenir o aparecimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer.

Alívio de dores e aumento da autonomia

Os exercícios trabalham muito mais do que apenas a força e resistência do corpo. Estas atividades são importantes para desenvolver o equilíbrio, aumentar a flexibilidade e expandir as capacidades funcionais e motoras. Elas trabalham a coordenação e a autonomia para realizar diversas atividades, especialmente quando se trata de pessoas com idade avançada.

Especialmente em idosos, os benefícios de uma vida de exercícios físicos se traduzem em mais independência na rotina e na redução do risco de quedas. No entanto, eles também são grandes aliados no alívio das dores por vários motivos. Ao liberar endorfina, as atividades físicas diminuem a tensão muscular, enquanto mantêm os ossos e as articulações em boas condições para combater os efeitos do tempo e do sedentarismo.

A importância do exercício físico regular

São muitos os benefícios que as atividades físicas podem proporcionar ao corpo. Entretanto, é importante frisar a prática de exercício físico regular. A sua saúde só será beneficiada se houver frequência na realização destas atividades. 

Por isso, é importante ter em mente que os exercícios não precisam ser tediosos ou chatos. Encontre um esporte que você gosta, participe de atividades em grupo ou chame um amigo para acompanhá-lo! Criar este hábito pode ser muito mais prazeroso do que você imagina, se tornando um dos principais momentos de lazer da sua rotina.

E então, já conhecia a importância do exercício físico para a sua saúde? Conte para a gente o que faz para cuidar bem do seu corpo nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *