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Dicas para alimentação saudável em uma rotina atribulada

Todo mundo sabe que uma boa alimentação está diretamente relacionada com a qualidade de vida. No entanto, com a correria do dia a dia, é comum se habituar a comer alimentos cada vez menos benéficos para a saúde, por serem alternativas mais práticas. Mas isso não precisa ser assim! Com algumas dicas para alimentação saudável, criar uma rotina de refeições melhores para o seu corpo pode ser fácil e até mesmo economizar mais tempo.

A saúde é um bem que não tem preço, e é essencial cuidar sempre muito bem do organismo para garantir que ele continue funcionando sem problemas por muitos anos. Uma rotina saudável é a melhor maneira de garantir isso. Na vida corrida atual, um cotidiano saudável só é possível com um pouco de esforço e organização.

Felizmente, alcançar este objetivo é muito mais fácil do que parece. Veja, a seguir, nossas dicas para alimentação saudável e veja como você pode melhorar seus hábitos alimentares e ainda ganhar tempo na semana!

6 dicas para alimentação saudável

Dica 1: Planeje sua semana

Uma das melhores dicas para alimentação saudável é planejar suas refeições da semana. Estabeleça horários fixos para comer, conforme a sua disponibilidade, e busque se alimentar mais vezes ao dia. O ideal é comer menos por refeição, e fazer pequenos lanches a cada 3 horas para manter seu organismo disposto.

Faça um cronograma de antemão para escolher pratos e lanches saudáveis, e vá ao mercado com uma lista preparada do que você vai precisar. Isso ajuda a evitar comprar coisas que você não deve e nem precisa, contribuindo até mesmo para economizar no orçamento. Com esta organização, você também diminui o número de vezes que precisa ir às compras.

Dica 2: Prepare seus próprios alimentos

Preparar as suas próprias refeições é uma das melhores maneiras de focar em uma alimentação saudável. Assim, você garante que vai cozinhar com ingredientes naturais, evitar elementos não saudáveis e pode escolher o que mais se adequa ao seu gosto. Dê prioridade a alimentos orgânicos, e tente incluir frutas, legumes e hortaliças à sua rotina alimentar. Da mesma forma, reduza a utilização de óleos vegetais, assim como o consumo de sódio e açúcar. Você verá que existem muitas alternativas de pratos saborosos que não precisam destes produtos.

Para economizar tempo, outra ideia é escolher alguns dias na semana para cozinhar, preparando comida o suficiente para um período. Você pode conservá-la em potinhos na geladeira, ou até mesmo congelar as porções no freezer. Faça o mesmo com os lanches: na hora de sair de casa, é só levar junto as comidas já prontas.

Dica 3: Tenha uma horta caseira

Ter uma horta caseira é mais simples do que parece, e pode ajudar a economizar tempo e dinheiro ao fazer suas refeições saudáveis. Ao contrário do que se pensa, não precisa de muito espaço – basta escolher alguns vasos e ser criativo. Você pode até mesmo montar uma horta vertical, contra a parede da sacada! Com ela, você terá acesso a temperos, legumes e hortaliças sempre que quiser, sabendo que são de fonte orgânica, sem contato com agrotóxicos ou agentes químicos. Tudo de bom para a saúde!

Dica 4: Procure restaurantes saudáveis

Para quem não gosta de cozinhar ou não consegue preparar comida para todos os dias da semana, outra das dicas para alimentação saudável é buscar por restaurantes com esta temática. A maior parte das cidades já conta com serviços especializados em preparar lanches e marmitas com foco na saúde, o que pode ser uma alternativa bem prática para quem prefere receber sua comida pronta de vez em quando.

Dica 5: Não se esqueça de beber água

Essa é uma das dicas para alimentação saudável mais importantes da lista. A água é essencial em diversos processos do corpo, mas é muito comum beber menos do que o recomendado diariamente. Crie o hábito de carregar um copo ou garrafa térmica com você para onde for, seja no escritório, em visitas de negócios, em um passeio ou reunião. Com a água em mãos, você verá como será mais fácil se hidratar com frequência.

Dica 6: Fale com um profissional

Um dos maiores desafios para quem quer melhorar a alimentação é saber o que preparar e como atender às suas necessidades nutricionais. Um profissional da área da nutrição não apenas é capaz de explicar a você como deve ser sua rotina alimentar, mas também pode montar um planejamento com sugestões de alimentos para cada etapa do dia. Assim, uma consulta destas pode ser de grande ajuda, principalmente para quem quer cuidar mais do seu corpo e não sabe como começar.

E você, já conhecia estas dicas para alimentação saudável sem perder tempo na rotina? Conte para a gente nos comentários o que você faz para manter a sua saúde na correria do dia a dia!

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