Cuidados com a Saúde para Mulheres

Março é o mês em que se comemora o dia internacional da mulher (8 de março) e, por esta razão criamos um conteúdo com dicas especiais para o cuidado com a saúde feminina.

Ao longo da vida, geralmente, são as mulheres que assumem a função de cuidar dos outros. E, apesar de fazerem mais exames que os homens, algumas delas, na correria do dia a dia, acabam esquecendo de cuidar da própria saúde.

Confira algumas dicas importantes para cuidados com a saúde da mulher:

  1. Durma bem

Uma boa noite de sono, pode fazer muita diferença na vida da mulher que vive com os dias corridos e cheio de atividades. É principalmente à noite que o corpo consegue descansar, reparar os danos e se preparar para a manhã seguinte. Logo, quando o sono não é de qualidade, o dia pode começar com dores de cabeça e fadiga intensa – em longo prazo, o mau hábito pode acabar prejudicando também cérebro e coração. Recomenda-se de 6 a 8 horas de sono por dia.

  1. Alimente-se bem. 

A escolha dos alimentos que vão no seu prato é um dos pontos centrais para se ter uma melhor qualidade de vida. Esse cuidado resulta na redução de fatores de risco para doenças, como o sobrepeso e o aumento do colesterol, além do bem estar físico e mental. Dê preferência aos alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados. Faça boas escolhas! Opte por água, leite e frutas no lugar de refrigerantes e bebidas lácteas. Não substitua comida feita na hora (caldos, sopas, saladas, arroz e feijão, macarronada, refogados de legumes e verduras, farofas, tortas) por produtos que “prontos, (sopas “de pacote”, macarrão “instantâneo”, pratos congelados, sanduíches, frios e embutidos. Essas são pequenas mudanças que fazem total diferença na sua saúde.

  1. Cuide da sua mente.

Quando falamos em cuidados com a saúde da mulher, é necessário ir além do físico e considerar aspectos psicológicos também. Com a correria da rotina e o acúmulo de tarefas, é normal que as mulheres se sintam pressionadas e muito ansiosas, sinais que tendem se agravar com o tempo, principalmente se não recebem os devidos cuidados.

Se você percebe uma tristeza constante, desânimo, apatia ou sintomas parecidos, a busca por ajuda especializada deve ser prioridade. Esses são sinais são comuns a transtornos como estresse e depressão, que também podem desencadear outros problemas no corpo, como doenças cardiovasculares.

  1. Pratique atividade Física

Os exercícios físicos precisam fazer parte da rotina, inclusive, independente do objetivo de emagrecer ou não.

Manter-se em movimento pode trazer benefícios que vão além do emagrecimento.

Realizar atividades físicas com duração de pelo menos 30 minutos diariamente, investindo em uma alimentação com mais elementos naturais, há a melhora da circulação sanguínea, aumento da disposição, maior absorção de nutrientes e mais liberação de serotonina (hormônio do prazer).

Abandonar o sedentarismo diminui o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade, além de conferir mais disposição e energia para o dia a dia.

  1. Menos sal e mais água

Esse é um cuidado que transforma totalmente o corpo de qualquer mulher. Reduza a ingestão de sal e aumente o consumo de água. O excesso de sal, além de comprometer a saúde, pode contribuir para o inchaço de pés, pernas, barriga e outras regiões do corpo. A retenção de líquidos provocada pelo consumo excessivo de sal, sobrecarrega o coração, os rins, os vasos sanguíneos e pode causar a hipertensão. Já a ingestão contínua de água é fundamental para manter o metabolismo, as atividades celulares e funcionamento do intestino. A água é essencial para que os processos de absorção, digestão e excreção de alimentos funcionem como um relógio. Com mais líquido,você ajuda seu corpo na expulsão do alimento do corpo durante o processo digestivo.

Além de todos esses cuidados, é importante estar sempre em dia com seus exames e consultas. 

Ir ao médico regularmente, fazer o autoexame e procurar qualquer ajuda profissional é um ato de amor próprio, é querer o próprio bem-estar e prevenir o desenvolvimento de diversas doenças. 

Algumas consultas médicas devem ser feitas anualmente, como câncer de colo de útero, mamas e pele. Mantenha em dia as consultas com ginecologista, dermatologista, cardiologista, oftalmologista e clínico geral.

Nós sabemos da importância dos cuidados com a saúde da mulher, e temos o plano de saúde ideal para o seu autocuidado.

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