Como escolher a melhor operadora para o seu Plano de Saúde?

Os convênios médicos são uma forma de garantir atendimentos médicos particulares. Por isso, na hora de fechar o contrato com o plano de saúde, o cliente deve pensar bem em qual operadora escolher para seu plano de saúde. Leia até o final para entender.

O que você precisa saber na hora de escolher seu plano de saúde? Será que é o preço? Ou a cobertura de clínicas e hospitais? O plano deve ter coparticipação? Sim, todas essas respostas são importantes, mas existe um ponto que deve ser o primeiro dessa lista: a escolha da Operadora.

A operadora é a empresa que vende os planos e que fará o atendimento ao cliente caso você tenha alguma dúvida ou precise resolver um imprevisto. Normalmente, as maiores empresas oferecem mais opções de planos e possuem uma rede de atendimento maior. 

Como existem grandes operadoras que atendem todos os estados, separamos para você algumas dicas para que você decida qual operadora escolher para seu plano de saúde.

  1. Analise suas necessidades

Pode parecer óbvio, porém muitas pessoas deixam de avaliar suas reais necessidade com na hora de contratar um plano de saúde. Por isso, é preciso entender o que você precisa em relação à cobertura, rede credenciada, valores de reembolso e, claro, qual faixa de preço está disposto a pagar. 

Entender isso vai te trazer uma visão mais clara diante de diversas opções.

  1. Entenda como cada operadora funciona

Entender o funcionamento da operadora é importantíssimo para encontrar o melhor plano de saúde. Para isso, você deve fazer pesquisas de comparação entre cada uma, atentando-se aos detalhes. Tire todas as suas dúvidas sobre convênios e anote todos os pontos que mais te chamaram atenção em cada operadora.

  1. Avalie as coberturas

Quando pensamos em melhor custo-benefício, é necessário avaliar qual o melhor plano de saúde para você, mas que seja o mais econômico. Uma forma de fazer isso é através dos tipos de cobertura e rede credenciada que os planos das operadoras oferecem. Para isso, entenda quais os hospitais que você costuma usar. Se são poucos, regionais ou menores, você pode encontrar o melhor plano para você em uma categoria mais acessível.

Se você quer um plano de saúde que atenda o seu município, sua operadora precisa oferecer um plano regional, que costuma ser mais barato. Caso você seja um viajante e ame ir para outros países, o plano nacional e internacional provavelmente é o que mais terá a sua cara. Por isso, considere as modalidades e os benefícios oferecidos pelo plano e veja quais se encaixam melhor no que você procura.

  1. Conheça as operadoras de saúde

Para encontrar a opção certa para você, investigue os sites das empresas e veja as plataformas de reclamações e comentários sobre cada marca. Assim, fique atento para os seguintes pontos:

  • Ranking de operadoras pela ANS feito anualmente pela ANS;
  • Avaliações dos planos segundo os clientes, também pelo site da ANS;
  • Nota da operadora em plataformas de reclamações;
  • Situação financeira da operadora que pretende contratar;
  • Também confira se a empresa não está com nenhuma ação judicial.
  • Avaliações e comentários no Reclame Aqui.

Essas informações são importantes para saber como anda a operadora ou seguradora que você deseja contratar. Quanto melhor as avaliações e menores os problemas financeiros, menor a chance de você ter questões desagradáveis com o plano contratado.

Confira abaixo algumas das principais operadoras que oferecem abrangência nacional e qual sua avaliação geral:

  • Amil

Atualmente, a Amil é maior operadora de plano de saúde do país, com mais de cinco milhões de beneficiários em quatro regiões brasileiras. Optar um plano em uma empresa deste tamanho indica que você terá uma rede credenciada grande, com mais opções de médicos e hospitais conforme o plano que você escolher.

Nota do Reclame Aqui: 7,4

Reclamações solucionadas no Reclame Aqui: 75%

Número de clientes: 5.645.902

Nota da ANS (IDSS): 0,9027

  • Bradesco Saúde

A empresa Bradesco Saúde é um setor do Bradesco que oferece planos médicos somente para empresas – em planos coletivos. As opções atendem o número mínimo de três beneficiários e o máximo de 200. É uma excelente opção para quem é dono de um pequeno negócio e quer começar a pensar em um plano para os funcionários.

Nota do Reclame Aqui: 7,2

Reclamações solucionadas no Reclame Aqui: 79,4%

Número de clientes: 3.476.511

Nota da ANS (IDSS): 0,9614

  • NotreDame Intermédica

Há 46 anos no mercado, a NotreDame Intermédica traz benefícios para a região sudeste. Entre os clientes, estão cerca de cinco mil empresas com planos coletivos ou empresariais. Ela possui 56 centros clínicos, dos quais nove são voltados para medicina preventiva, sendo esse o maior destaque da empresa.

Nota do Reclame Aqui: 8,4

Reclamações solucionadas no Reclame Aqui: 89,9%

Número de clientes: 3.371.866

Nota da ANS (IDSS): 0,8698

  • Sulamerica

A SulAmérica é uma das operadoras mais antigas no mercado e veio para o Brasil em 1918. Atualmente, ela está em todas as regiões e passou o número de 2 milhões de beneficiários. Além da cobertura de cada plano, quem é cliente da SulAmérica tem direito a comprar alguns medicamentos com desconto.

Nota do Reclame Aqui: 7,4

Reclamações solucionadas no Reclame Aqui: 80,5%

Número de clientes: 2.149.453

Nota da ANS (IDSS): 0,7437

É importante entender que as operadoras não vendem seus planos, sendo assim, é necessário contar com a ajuda de um corretor ou servidor que tenham vínculos com as empresas. Assim, encontre um profissional de sua confiança, avalie se você escolher a melhor opção de plano para você, solicite um orçamento.

A Compara te oferece além dessas, outras excelentes opções para que você encontre a melhor operadora de acordo com suas necessidades e o melhor plano com melhor custo-benefício.

Compare e encontre o melhor seguro saúde! Clique aqui e faça a sua simulação agora!

Compartilhe esse post

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on email

Mais artigos